Postagens Recentes
Loading...
terça-feira, 21 de maio de 2013

NOTÍCIAS - MINERAÇÃO NO AMAPÁ


Filme ‘Dr. Antunes’ retrata história da exploração de minérios

O documentário ‘Dr. Antunes’ é um filme biográfico sobre a vida de Augusto Trajano de Azevedo Antunes, fundador do Comércio de Minérios S.A.- ICOMI e do grupo industrial Caemi. O lançamento do filme aconteceu no dia 02/05, data da comemoração do Dia do Manganês, instituído pela Assembleia Legislativa do Estado.

A empresa exerceu papel de império industrial no Amapá com a exploração das jazidas do minério manganês no município de Serra do Navio, distante 141 quilômetros da capital. O filme homenageia as iniciativas do empresário que contribuiu com o  desenvolvimento econômico do Amapá.

A iniciativa é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Júnior Favacho. Durante a sessão solene foi exibido o documentário que fala sobre a vida de Augusto Antunes, mostra imagens raras do Amapá nos anos 50, além de filmagens históricas como o embarque dos primeiros equipamentos da Icomi no Porto de Nova Iorque, nos Estados Unidos e sua chegada ao Porto de Santana, no Amapá.

Na época, o mundo experimentava uma demanda por minério de manganês, usado em blindagens de navios e outros componentes bélicos. O empresário brasileiro Augusto Antunes aceitou a aventura de construir um grande projeto no meio da mata. “Seu projeto é considerado à frente de seu tempo, pois se identificava no empreendimento elementos de sustentabilidade, controle ambiental e qualidade de vida, além de ter implantado a primeira experiência de previdência privada no País, a Fundação Caemi”, explicou Sérgio Santos, cineasta e produtor do documentário.

(Portal Amazônia)


Altos teores de ouro encontrados em depósito da Beadell

A Beadell Resouces anunciou interseções com teores de até 1.817 gramas de ouro por tonelada em seu depósito Duckhead, parte do projeto Tucano, no Amapá. A empresa pretende iniciar a lavra nesse depósito em junho. Os resultados da campanha de sondagem incluem 41 metros @54,9gpt de ouro a partir da superfície, incluindo 1 metro @1.817,6gpt de ouro, 22 metros @58,2gpt a partir de 1 metro, incluindo 1 metro @832,9gpt e 24 metros @35,9gpt de ouro a partir da superfície, incluindo 1metro @813,4gpt.

A empresa disse que os novos resultados melhoram a qualidade do depósito, localizando mineralização de alto teor, anteriormente não identificada, nos 20 metros superiores do depósito.  A produção comercial de Tucano foi iniciada em 1 de abril e a mina deverá produzir 200 mil onças de ouro este ano. O projeto Tucano é o principal ativo da empresa e conta com 2.500 quilômetros quadrados de direitos de exploração.

(IBRAM)

0 comentários:

Postar um comentário

Quick Message
Press Esc to close
Copyright © 2013 Blog Mineração na Amazônia All Right Reserved