CARAJÁS | "Registro do Presente" - Exploração mineral em exposição
O artista José Viana, que morou no município, usou as referências históricas e visuais para compor a instalação “Registro do Presente”, na qual usa pedras com alta concentração de ferro, retiradas da Floresta Nacional (Flona) de Carajás – com a devida autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A mostra, com curadoria de Camila Fialho, segue aberta à visitação até 29 de março, na Casa das Onze Janelas, em Belém. A entrada é gratuita.
A instalação apresenta a obra S11D (ou projeto para Salvaguardar Pedras), feita originalmente para o Salão Arte Pará em 2014, que será doada ao acervo do Sistema Integrado de Museus, da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult). Ao deslocar o material natural de seu ambiente originário para o ambiente expositivo, Viana provoca o despertar da discussão.
“O objetivo é mostrar a cena dessa questão grandiosa, que muito pouco a gente discute aqui no estado. Quando morei lá, tive contato com pessoas de diferentes movimentos sociais, e vi o quanto isso está no dia a dia de inúmeras pessoas. Também tive a oportunidade de visitar o local onde será instalado o novo projeto de exploração mineral e me perguntei porque aqui, com todas as questões sociais, econômicas e ecológicas, quase não lembramos”, pondera.
(ORMNews)
0 comentários:
Postar um comentário