Postagens Recentes
Loading...
quinta-feira, 12 de março de 2015

MINERAÇÃO | ANUÁRIO MINERAL DO PARÁ "Mineração com responsabilidade social – a vida é nossa maior riqueza"


Como parte da programação alusiva à Semana da Mineração, o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará, o Simineral, lança hoje à noite a quarta edição do Anuário Mineral do Pará. Tendo como tema central “Mineração com responsabilidade social – a vida é nossa maior riqueza”, a publicação faz uma radiografia completa do setor mineral no Estado. O ato acontecerá no Espaço São José Liberto, com início às 19h30.

Entre outras informações relevantes do setor, o Anuário apresenta à sociedade paraense – e nacional – o desempenho do setor mineral na balança comercial, saldo das exportações, geração de empregos, projetos de responsabilidade social e ações de sustentabilidade.

A publicação destaca, ainda, os futuros empreendimentos projetados para a região e a participação das mulheres na atividade minerária. Ela traz, ainda, entrevistas com profissionais renomados nessa área e com representantes do setor público e privado.

O Anuário terá uma versão exclusiva para o público infantil, com a distribuição de 15 mil exemplares. E assim como na edição anterior, a publicação principal terá versão digital, sendo que o Simineral fará a distribuição de 15 mil CDs às escolas públicas e instituições de ensino superior. O sindicato também fará os lançamentos presenciais do Anuário em 14 municípios paraenses.

Durante a cerimônia de lançamento, o presidente do Simineral, José Fernando Gomes Júnior, entregará as premiações “Comenda de Mérito Minerador Honorário” e “Título Honorífico Minerador Destaque” às personalidades que mais apoiaram o setor mineral ao longo do ano de 2014. Este ano os homenageados são o presidente da OAB/ PA, Jarbas Vasconcelos, com o Mérito Minerador, e Franklin Feder, ex-presidente da Alcoa América Latina e Caribe, como Minerador Destaque.

Empresas pioneiras na mineração no Pará, como Vale e Mineração Rio do Norte (MRN), serão homenageadas. A Vale comemora 30 anos de uma próspera atuação no Estado, desde o início da pesquisa mineral na região de Carajás. E a MRN vem com uma matéria especial no Anuário sobre seus 35 anos contados a partir de 1979, quando ocorreu o primeiro embarque de bauxita de Porto Trombetas.

“O setor mineral faz muita coisa no que diz respeito à responsabilidade social e nós queremos mostrar isso para a sociedade. Costumamos dizer que temos muita coisa boa para mostrar, mas queremos avançar com a sociedade. Este ano, o grande diferencial do Anuário é a responsabilidade social. É fundamental que a sociedade saiba que as nossas empresas fazem mineração na Amazônia, com respeito ao meio ambiente, à sociedade local e a todos os entes que estão ao nosso redor”, ressalta José Fernando.

Em 2015, Brasil e Japão completam 120 anos de uma relação de amizade, admiração e respeito mútuos, através do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, assinado no dia 5 de novembro de 1895, em Paris. Por conta disso, o Simineral entregará Menção Honrosa ao Consulado do Japão em Belém.
 
Semana da Mineração - Sessão Solene

Também como parte da programação comemorativa da Semana da Mineração, a Assembleia Legislativa do Estado fará hoje, às 10h, sessão solene alusiva à data. A sessão resulta de projeto de lei de autoria do deputado Raimundo Santos, aprovado pelo Legislativo e que fixou o dia 14 de março como o “Dia Estadual da Mineração”. A data remonta ao ano de 1967, quando se iniciou, exatamente nesse dia, a pesquisa mineral na região de Carajás.

A programação foi iniciada ontem com a abertura da exposição “Amazônia, bauxita e você. O que tem a ver?” Instalada na Casa da Mineração, a mostra, promovida pela Mineração Rio do Norte com apoio do Simineral, tem o objetivo de mostrar à sociedade como a mineração sustentável pode gerar inúmeros benefícios à Amazônia, ao Brasil e a cada um dos brasileiros – em especial os paraenses.
 
(Diário do Pará)

0 comentários:

Postar um comentário

Quick Message
Press Esc to close
Copyright © 2013 Blog Mineração na Amazônia All Right Reserved