Postagens Recentes
Loading...
segunda-feira, 16 de março de 2015

SIMINERAL | LANÇOU O 4º ANUÁRIO DA MINERAÇÃO PARAENSE



O Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) lançou na quinta, 12, o 4º Anuário Mineral do Pará 2015. Com foco na sustentabilidade e responsabilidade social, a publicação traz como tema “Mineração com responsabilidade social. A vida é nossa maior riqueza”. O lançamento ocorreu, às 19h30, no Espaço São José Liberto, com a presença de autoridades, empresários e fornecedores do setor mineral. Publicação contou com apoio institucional da revista In The Mine.

Com edição bilíngue (português/inglês), o Anuário faz uma radiografia completa da mineração paraense, apresentando ao público o desempenho do setor mineral na balança comercial, saldo das exportações, geração de empregos, projetos de responsabilidade social, ações de sustentabilidade e futuros empreendimentos na região e participação das mulheres na mineração. O anuário terá tiragem de cinco mil exemplares impressos. Na ocasião, o presidente também lançou o 4º Concurso de Redação da Mineração e o 3º Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo.

José Fernando Gomes Júnior, presidente do Simineral, ressalta que o sindicato tem o desafio de tornar, a cada edição, a publicação mais atrativa, abrangendo temas de interesse do setor e da sociedade. “Este ano, o grande diferencial do Anuário é a responsabilidade social. A publicação não trás um capítulo apenas sobre o tema, mas todos os temas abordados estão linkados às ações sociais desenvolvidas pela mineração paraense. É fundamental que a sociedade saiba que as nossas empresas fazem mineração na Amazônia, com respeito ao meio ambiente, à sociedade local e a todos os entes que estão ao nosso redor. Com o Anuário, queremos dizer para essa geração que está aí que conheça mais sobre mineração porque o setor tem muitas oportunidades. O Pará tem que ter orgulho de ser um estado minerador por excelência, que contribui para o desenvolvimento da região e do Brasil”, afirma o executivo.

Desbravadores

Além de trazer uma radiografia completa do setor mineral, o Anuário conta com um capítulo especial: os pioneiros na mineração paraense. Nele é retratada a saga dos desbravadores, que relatam os detalhes da descoberta das primeiras jazidas minerais e da expansão do setor no Pará. Os homenageados nesta edição são Breno dos Santos, que participou da descoberta das jazidas de ferro de Carajás; e Júlio Sanna, ex-presidente da Mineração Rio do Norte (MRN). Inclusive, a mineradora também é homenageada este ano com um capítulo sobre os seus 35 anos de atuação no Estado.

Premiações

Durante a cerimônia de lançamento, o sindicato entregou as premiações Comenda de Mérito “Minerador Honorário” e Título Honorífico “Minerador Destaque” às personalidades que mais apoiaram o setor mineral ao longo do ano de 2014. Este ano os homenageados são o presidente da OAB/ PA, Jarbas Vasconcelos, com o Mérito Minerador, e Franklin Feder, ex-presidente da Alcoa América Latina e Caribe, como Minerador Destaque.

Empresas pioneiras na mineração no Pará, como Vale e Mineração Rio do Norte (MRN), foram homenageadas. A Vale comemora 30 anos de uma próspera atuação no Estado, desde o início da pesquisa mineral na região de Carajás. E a MRN vem com uma matéria especial no Anuário sobre seus 35 anos, a partir de 1979, com o primeiro embarque de bauxita de Porto Trombetas.
Em 2015, Brasil e Japão completam 120 anos de uma relação de amizade, admiração e respeito mútuos, através do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, assinado no dia 5 de novembro de 1895, em Paris. Por conta disso, o SIMINERAL entregou Menção Honrosa ao Consulado do Japão em Belém.
(Revista In The Mine)

0 comentários:

Postar um comentário

Quick Message
Press Esc to close
Copyright © 2013 Blog Mineração na Amazônia All Right Reserved