Postagens Recentes
Loading...
terça-feira, 18 de março de 2014

MINERAÇÃO | NOTÍCIAS RÁPIDAS



Seicom inicia cursos de capacitação na área mineral em Marabá

Marabá será o primeiro município do Pará a receber o curso de capacitação na área da Mineração, uma iniciativa da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), por meio dos Programas Mineração Sustentável e Territórios com Mineração, que objetiva orientar os servidores municipais a como executar os procedimentos efetivos de monitoramento e fiscalização das atividades em suas respectivas regiões.

Os cursos serão ministrados no miniauditório da Câmara Municipal e a expectativa é que pelo menos 20 servidores do município, já previamente convidados, participem. Os cursos ofertados são: Legislação ambiental e legislação minerária; Governança para a sustentabilidade; Inovação, competitividade e desenvolvimento local; Fiscalização, metodologia de apuração, arrecadação da CFEM, TFRM e Multa; Transformação mineral e ordenamento da mineração social no Estado do Pará. A programação teve início hoje dia 18, às 8h30. Mais informações pelo email gabineteseicom@gmail.com.

(Agência Pará)


Centrais sindicais e governo analisam o Código da Mineração

Ano eleitoral e mais diálogo com os trabalhadores da mineração e a sociedade civil são alguns argumentos apresentados pelas centrais sindicais, nesta quinta-feira (13), à ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para pedir que o novo Código da Mineração (PL 5.807/13) só seja votado em 2015.

De acordo com representantes de trabalhadores do setor, é preciso, também, que a Comissão Especial que analisa o Código na Câmara dos Deputados dê mais espaço para alteração do texto de acordo com os interesses dos trabalhadores e das comunidades atingidas pela exploração do minério.

“O novo marco da mineração envolve questões relacionadas ao meio ambiente e aos trabalhadores. Tem que ser discutido em profundidade com os atingidos nos municípios. Os trabalhadores da extração mineral e a sociedade civil precisam ter voz na construção desse texto”, afirmou José Calixto, da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI).

Continue lendo...


Apetite de mineradoras para investir no Brasil cai

Os investimentos em mineração no Brasil devem recuar no ciclo 2014-2018 para US$ 53,6 bilhões, de acordo com o relatório do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), com base em informações passadas pelas mineradoras. Esse valor representa queda em relação ao se que se pretendia aportar entre 2012/2016, cerca de US$ 75 bilhões. A queda dos preços do minério de ferro nos últimos meses e o aumento dos custos de produção são apontados como redutores de apetite no Brasil. O País produz aproximadamente 415 milhões de toneladas por ano, ou quase 15% da oferta global.

0 comentários:

Postar um comentário

Quick Message
Press Esc to close
Copyright © 2013 Blog Mineração na Amazônia All Right Reserved