Postagens Recentes
Loading...
sexta-feira, 18 de setembro de 2015

AMAZONAS | PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro em Maués


A Polícia Federal no Amazonas, em conjunto com o Exército Brasileiro e Ibama, realizou entre os dias 17 e 18 a deflagração da Operação Policial Filão do Abacaxis, cujo objetivo é desarticular organização criminosa que pratica ações de lavagem de dinheiro decorrente da exploração ilegal de ouro e degradação ambiental junto ao garimpo Filão do Abacaxis, localizado no município de Maués, em plena selva amazônica.

O inquérito policial instaurado para investigar a organização criminosa identificou que a área do garimpo foi invadida a partir do ano de 2012 e vem sendo usada por grupo econômico ligado a uma empresa mineradora para lavar os lucros auferidos com a exploração de ouro retirado do local.

A investigação identificou que aproximadamente 70 hectares de floresta foram derrubados para permitir a exploração do garimpo e que mais de 200 quilos de ouro já foram extraídos do local desde sua invasão em 2012, o que importa na quantia de mais de R$ 27 milhões usurpados do patrimônio da União. Apenas na conta de uma das secretárias da empresa investigada foram movimentados mais de R$ 12 milhões em período inferior a um ano.

Os proprietários do garimpo já foram identificados e tiveram prisão preventiva decretada pela 7ª Vara Federal do Amazonas, cujo cumprimento está sendo realizado nesta sexta.

Além do cumprimento de 3 mandados de prisão, a Polícia Federal cumpre ainda 4 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de condução coercitiva no Amazonas, São Paulo e Santa Catarina.

Por se tratar de área de floresta e para garantir que a prática dos crimes ambientais não tenha continuidade, duas pistas de pouso clandestinas que servem de apoio ao garimpo bem como o maquinário utilizado na extração do ouro estão sendo destruídos mediante parceria com o Exército Brasileiro e o IBAMA.
 
(D24am)

0 comentários:

Postar um comentário

Quick Message
Press Esc to close
Copyright © 2013 Blog Mineração na Amazônia All Right Reserved