Postagens Recentes
Loading...
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

NOTÍCIAS | Mineração na Amazônia - Mato Grosso e Maranhão

 


MATO GROSSO | Prédio do DNPM desaba em Cuiabá
 
Parte do prédio do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), de Cuiabá desabou na madrugada de quarta-feira (26). No local onde houve o desabamento funcionam dois setores do Departamento e a área foi interditada pelo Corpo de Bombeiros.

Como o acidente ocorreu durante a madrugada, não havia ninguém no prédio, portanto, não houve feridos.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Federais (Sindisep-MT), Carlos Alberto de Almeida, funcionários já haviam relato à Superintendência do órgão que o prédio apresentada fissuras e rachaduras, mas no entanto, nenhuma providência foi tomada.

Segundo ele, há cerca de 15 dias os funcionários haviam feito uma reclamação verbal a direção do DNPM relatando os problemas na estrutura física do prédio. Almeida os orientou para que o pedido fosse documentado, ação esta que foi realizada na tarde de ontem.

“Pedimos que seja solicitado ao Corpo de Bombeiros e ao CREa-MT laudo técnico a respeito da estrutura da casa onde os setores do Arquivo e Cadastro estão localizados. O pedido se baseia na insegurança destes servidores em trabalhar sob risco de desabamento”, dizia documento que foi protocolado na Superintendência, as 15h34 de ontem. Contudo, na madrugada de hoje o prédio acabou desabando.

“Por sorte, o incidente foi de madrugada, mas a tragédia poderia ter sido maior, já que muitos destroços caíram em cima da mesa de um dos funcionários”, afirma Almeida.

Continue lendo...

(Circuito Mato Grosso)

MARANHÃO | Prefeitura e DNPM discutem ações de combate à extração ilegal de minério em São Luís

O secretário municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Maia, reuniu-se com o superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Fernando Duailibe, na quinta-feira (27). O encontro teve como objetivo alinhar ações voltadas para o licenciamento de mineradoras no município de São Luís e discutir medidas para evitar a degradação ambiental proveniente da exploração ilegal de minério.

Segundo Rodrigo Maia, a discussão contribuiu com as ações da Semmam, pois o DNPM é um importante parceiro no controle e monitoramento da extração mineral no âmbito do município. “A ideia é convergir o trabalho dos dois órgãos, regularizando a exploração e impedindo que tais atividades sejam desempenhadas em desacordo com a legislação ambiental e minerária”, comentou.

(180graus)

0 comentários:

Postar um comentário

Quick Message
Press Esc to close
Copyright © 2013 Blog Mineração na Amazônia All Right Reserved