Postagens Recentes
Loading...
domingo, 3 de fevereiro de 2013

INDÚSTRIA MINERAL | 100 avanços tecnológicos em exploração e mineração



A Manalliance, organização criada em conjunto pela Associação de Exploração Mineral de Québec, e pela Associação Mineira de Québec, publicou um e-Book (livro eletrônico) listando 100 avanços tecnológicos em exploração e mineração. Intitulado "100 Innovations in the Mining Industry", a publicação resume os avanços realizados nos últimos 10 anos no mundo inteiro e em Québec especificamente.

Os algoritmos de inversão ficaram em primeiro lugar no ranking de inovações exploratórias. De acordo com o relatório: "A geofísica é tradicionalmente utilizada para prever a posição de corpos mineralizados a partir da busca, por exemplo, de anomalias no campo magnético, no campo gravitacional ou na condutividade elétrica. Os novos algoritmos de inversão permitem a utilização de dados geofísicos de uma forma diferente. Estabelecendo primeiramente as propriedades das rochas e depois medindo as assinaturas geofísicas no campo, é possível gerar modelos tridimensionais do potencial de mineralização e o ambiente geológico do entorno. Algoritmos de inversão conduziram a muitas descobertas de depósitos de cobre e de ouro."

A equipe focou a pesquisa em: identificação de minerais, composição química e propriedades físicas diretamente no campo, detecção de depósitos em grandes profundidades, modelagem de depósitos minerais nos estágios iniciais da exploração, monitoramento em tempo real do fluxo de minério durante a fase de processamento, simulações na fase de projeto da mina, e proteção ambiental e segurança do trabalho.


(Geofísica Brasil)

0 comentários:

Postar um comentário

Quick Message
Press Esc to close
Copyright © 2013 Blog Mineração na Amazônia All Right Reserved