Postagens Recentes
Loading...
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CPRM | Superintendência de Belém realiza encontro de avaliação e planejamento

Superintendente da Sureg-BE, Manfredo Ximenes, fez a abertura do evento.
A Superintendência de Belém (Sureg-BE) promove um Encontro Técnico para apresentação e debate de seus novos projetos. Começou no dia 4 de fevereiro e vai ate o dia 08, a abertura foi às 14h e os projetos foram apresentados a partir das 14h30, cada projeto tem 15 minutos de apresentação.

O Encontro Técnico ocorre desde 2003 e visa gerar satisfação aos grupos de cada projeto e propor novas estratégias nos trabalhos. Este ano, o Encontro conta com uma novidade, os projetos estão sendo apresentados através de teleconferências ao presidente, diretores, chefes de departamentos, chefes de divisão e assessores de diretores, nos locais em que cada um estiver no dia das apresentações.

Serão apresentados temas como, Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial, Projeto Diamante Brasil, Projeto Atlas Pluviométrico do Brasil, Projeto Risco Geológico, Projeto Fosfato Brasil e outros temas.

Superintendência de Belém recebe microscópio eletrônico de varredura


Conjunto de equipamentos que compõem o sistema do microscópio
No final do mês de janeiro foi instalado um Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) na Superintendência de Belém (Sureg-BE). O equipamento foi adquirido através da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM). Trata-se de um equipamento de ponta, que analisa os diversos materiais geológicos, cerâmicas, ligas metálicas, polímeros e materiais biológicos. 

O microscópio obtém imagens através de um conjunto de lentes eletromagnéticas que podem alcançar ampliações de até um milhão de vezes e de resolução de até 3 nanômetros.  Faz análises químicas por espectrometria de Raios-X, mapas de distribuição de elementos e permite identificar a estrutura cristalina de minerais por difração. 

O microscópio foi instalado no setor de laboratórios da Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento (Geride), a equipe de operação está em treinamento, mas em breve o equipamento estará em rotina para atender aos usuários da CPRM, e eventualmente analisar materiais de outras instituições parceiras. 

(CPRM/Notícias)

0 comentários:

Postar um comentário

Quick Message
Press Esc to close
Copyright © 2013 Blog Mineração na Amazônia All Right Reserved