Postagens Recentes
Loading...
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

MARANHÃO | Empresas da cadeia de mineração recebem consultorias

Empresas fornecedoras da cadeia de mineração dos municípios de Imperatriz, Açailândia, Porto Franco e Estreito – localizados na Região Tocantina, sudoeste do Estado, iniciaram este mês as consultorias de Gestão Empresarial do Projeto Encadeamento Produtivo de Mineração, que envolve o eixo São Luís-Açailândia. O projeto é fruto de parceria entre o Sebrae Maranhão e a Vale para desenvolvimento de fornecedores locais. Nessa ação, estão integrados municípios das Unidades Regionais do Sebrae de Imperatriz e Açailândia.
As atividades do projeto foram iniciadas em 2012, por meio da realização do “Diagnóstico de Maturidade da Gestão”. Durante as consultorias, é destacado que a gestão de informações e do capital intelectual torna-se elemento essencial à jornada em busca da excelência empresarial.
“E foi justamente isso que a nossa empresa veio buscar aqui, procurando e recebendo as orientações necessárias do Sebrae”, relata o jovem empreendedor Jeová de Jesus Costa, que, após trabalhar 12 anos numa empresa, cuja matriz fica localizada no centro comercial de Imperatriz, decidiu montar o seu próprio negócio, uma loja especializada na venda de tintas imobiliárias.

Segundo informações do consultor do Sebrae-MA, Tadeu Edson Borba, que acompanha a consultoria no município de Estreito, as empresas participantes do diagnóstico, preencheram um questionário com 35 questões, onde foram abordados os critérios Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Pessoas, Processos e Resultados.

Após o diagnóstico e identificação das soluções educacionais, as URs de Imperatriz e Açailândia começaram a desenvolver as parcerias com as empresas locais, visando incrementar as atividades comerciais estabelecidas com a Vale na Região Tocantina, notadamente em Imperatriz e Açailândia, municípios diretamente envolvidos com a Ferrovia Carajás.
“Neste mês, ainda será realizada a segunda consultoria do projeto, na solução Visão Estratégica. Após o trabalho, espera-se que as empresas tenham identificado ações para alcançar suas respectivas visões de futuro”, sinaliza Tadeu Borba, informando que o Sebrae continuará com as consultorias até dezembro para os fornecedores do setor de mineração dos quatro municípios, quando estarão aptos a participar de uma nova avaliação para constatar seu processo de evolução.
(Agência Sebrae de Notícias - MA)

0 comentários:

Postar um comentário

Quick Message
Press Esc to close
Copyright © 2013 Blog Mineração na Amazônia All Right Reserved